
Foi realizado, no dia 23 de outubro, na Igreja Presbiteriana do Rio, o Encontro Estadual do Rio de Janeiro, promovido pela Vice-Presidente da Região Sudeste, Eloísa Helena Chagas Monteiro Alves. Foram convocadas todas as Diretorias das 10 Sinodais, Presidentes de Federação e os(as) Secretários(as) Sinodais. Com alegria, foi registrado que todas as Sinodais se fizeram presentes,

inclusive a mais novinha com apenas 7 dias, a Sinodal Carioca. Foram elas:
Carioca (com 3 Federações: Carioca, Novo Oeste Rio e Oeste Rio);
Costa do Sol (com 3 Federações: Costa do Sol, Macaé e Cabo Frio);
Guanabara (com 4 Federações: Guanabara, Jacarepaguá, Madureira e Novo Rio de Janeiro);
Leste Fluminense (com 3 Federações: Alcântara, Fluminense, Niterói);
Norte Fluminense (com 3 Federações (Campo Grande-Rio, Itaperuna e Norte Fluminense);
Oeste Fluminense (com 5 Federações: Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, São João e Japeri);
Oeste Rio de Janeiro (com 3 Federações: Campos, Costa Verde e Litoral Sul), ;
Rio de Janeiro (com 3 Federações: Ilha do Governador, Rio de Janeiro e Rio Norte);
Serrano Fluminense (com 3 Federações: Duque de Caxias, Nova Friburgo e Norte Caxiense) e
Sul Fluminense (com 3 Federações: Sul Fluminense, Barra do Piraí e Volta Redonda). Compareceram as(os) seguintes

Secretárias(os) Sinodais: Renilda Rosa de Paula (Guanabara), Iracema Maia Ferreira (Rio); Rev. Francisco José de Maris Barbosa (Leste Fluminense); Rev. Zenilton do Amaral Coutinho (Norte Fluminense), Rev. Edmilson Fernandes(Sul Fluminense) e Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira(Carioca). Registramos também a presença do Rev. Walmir Castro do Sínodo da Guanabara e de Marly Marins (Sinodal Leste Fluminense), ex Secretária de Ação Social da Nacional. O Encontro começou com gostoso Café da Manhã, oferta da SAF Rio.


Lá estavam nossas irmãs da SAF local e da Sinodal Rio atenciosamente recepcionando a todos e foi um alegre momento de muita confraternização. Antes do horário marcado a diretoria completa da Sinodal Rio estava aguardando as outras Sinodais.

Todas as Comissões (Recepção, Informações e de Material) estiveram atentas durante todo o evento a fim de que tudo saísse a contento. Foi realmente, um dia abençoado.

A programação, propriamente dita, começou com a devocional e, certamente, louvamos o Senhor com o Hino do Quadriênio (NC 135 - Mais de Cristo). A Meditação foi feita por Eloísa Helena. Ela nos repassou a mensagem feita pelo Rev. Antonio Menezes, em Minas Gerais, baseada em Êxodo 31:1-6, tendo como tema: As características de uma pessoa usada por Deus. Entre outros pontos, foi lembrado que:

(a) precisamos de ter visão da vontade de Deus (é triste perder o foco desta vontade); (b) Deus chama a cada um pelo nome (o chamado é específico); (c) precisamos conhecer e desenvolver nossos dons e talentos e fazer a vontade de nosso Deus; (d) quando

andamos com Deus, Ele nos dá condição para realizar Sua Obra (Sucesso é viver para fazer a vontade de Deus e não conhecer os planos de Deus é irresponsabilidade); (e) precisamos uma das outras: a Nacional não existe sem a sócia; (f) precisamos ter visão certa dos recursos financeiros ( os recursos vêm de Deus, mas não podemos gastar mais do que temos e inutilmente); (g) lembrar que, sem esforço, não vamos a lugar nenhum, mas que é Deus que dispõe nosso coração para a Sua Obra e (h) precisamos ensinar a outrem: essa é a função do líder - preparar nova liderança. Somente assim é que podemos dizer que fizemos tudo o que o Senhor nos ordenou, sabendo que somos servos e que ouviremos do Senhor:
"Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor" (Mt 25:23).

Ainda na parte da manhã foi entregue o material, inclusive houve o sorteio, entre as Sinodais, de um kit completo da JMN e a contemplada foi a Sinodal Oeste Fluminense. Houve a palestra sobre Sugestões e Compromissos, dinamicamente, apresentada por Eloísa, com projeção em em "
datashow".

Em seguida, o Plenário foi dividido em 5 grupos (2 Sinodais em cada grupo) e foram entregues formulários para debatermos e preenchermos, contendo os seguintes tópicos: 1. Pontos Positivos (o que está funcionando bem); 2. Pontos que precisam melhorar e 3. Como a Vice-Presidente da

CNSAF's da Região Sudeste pode contribuir? O que se espera dela?

Com as resposta a Eloísa poderá fazer o diagnóstico do trabalho feminino das Sinodais do Estado do Rio. Recebemos, com alegria, a visita do Presidente do Sínodo do Rio de Janeiro e Pastor da Igreja, Rev. Guilhermino Cunha, acompanhado do Rev. Isaías Cavalcanti, que integra a Equipe Pastoral da Igreja hospedeira. Rev. Isaías completava aniversário neste dia e foi carinhosamente recebido com a música "
Parabéns pra Você". A parte da manhã foi encerrada com oração em que se agradeceu a refeição que iríamos fazer.

Já eram, 12h50 e, certamente, estávamos com fome. Que surpresa agradável nos esperava. A SAF Rio havia feito nova ornamentação das mesas e a comida estava uma delícia. A sobremesa foi maravilhosa: sorvete (é a minha sobremesa predileta e foi oferta da Federação Rio). Havíamos sido informados de que o almoço somente poderia durar 1 hora e, apesar de sermos obedientes, foi difícil deixar o local e subir para a 2ª jornada do dia: o ambiente estava tão lindo e acolhedor e a confraternização muito agradável... mas no Salão Álvaro Reis nos aguardava Eloísa que começou o expediente rigorosamente no horário marcado.

Continuamos com as 5 equipes para planejarmos o Encontro Regional de Treinamento do Estado do Rio (será realizado nos dias 14 e 16 de outubro de 2011). Foram solicitadas por Eloisa e feitas sugestões pelas Sinodais para: preletores; local; se queremos palestras e oficinas, bem como os assuntos a serem abordados e também as pessoas que irão compor a Mesa Coordenadora do Encontro de Treinamento, junto à Supervisora que é, logicamente, a Vice-Presidente, Eloísa Helena. Tudo foi votado democraticamente. Eis alguns assuntos mais votados para oficinas: Dinamizando Reuniões Departamentais e de Círculos; Estimular o amor à SAF; Ética na liderança; Relações

Interpessoais; Ata Eletrônica; Artesanato (Reciclagem e Reaproveitamento); Evangelização e Etiqueta. São oficinas imperdíveis e, certamente, você vai querer estar presente.
Foi um dia abençoado quando verificamos o interesse de todas anotando tudo e não querendo perder nada do que estava sendo tratado. Foi tudo muito bem organizado. Registramos, também, que os Pastores presentes participaram de todo o evento, inclusive com sugestões e votando. Houve, então, o encerramento com os agradecimentos e entrega de mimos.

Claro que houve oração, moto e Bênção Apostólica.

Descemos, então, para um gostoso lanche.

A nossa Vice-Presidente merece nota DEZ com aplausos. Com certeza o esforço feito por muitas para estar presente valeu a pena. A Deus toda Honra e toda Glória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário